sexta-feira, 7 de julho de 2017

Observatório da Indústria Catarinense é apresentado em Itajaí

A sede da vice-presidência regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em Itajaí foi palco, durante esta quinta-feira, 6 de julho, de mais uma reunião itinerante sobre o Observatório da Indústria Catarinense (OIC), ferramenta disponibilizada pela entidade, que busca auxiliar na tomada de decisões executivas dos industriários catarinenses.
O encontro teve como objetivo mostrar às lideranças empresariais, representantes de sindicatos e demais presentes as potencialidades da ferramenta. Além de validar as prioridades regionais, o OIC desenvolve um conjunto de soluções para tornar acessível aos tomadores de decisão as principais informações que podem afetar o desempenho industrial da região. Além de poder ser acessado através de um site (www.portalsetorialfiesc.com.br), o observatório também é encontrado no aplicativo FIESC, disponível nas lojas do Google ou Apple. Tanto no portal, quanto no app, a utilização é gratuita e destinada a toda a população.
“A nossa federação é a única do Brasil que disponibiliza esses dados. Os presidentes de sindicatos, os industriais e quem faz parte das atividades econômicas do estado têm uma fotografia da realidade atualizada e de todos os dados necessários, até para formação de projetos internos em sua empresa, em seu setor”, ressalta o vice-presidente regional da FIESC na Foz do Rio Itajaí, Maurício Cesar Pereira. Para ele, o observatório tem o poder de ser um instrumento de antecipação, já que, com ele, é possível tomar decisões mais conscientes dentro do ambiente industrial.
O coordenador do Observatório da Indústria Catarinense, Sidnei Gonçalves, apresentou a ferramenta ao público presente e atesta que encontros semelhantes ao desta quinta ocorrerão em todas as vice-presidências da federação em Santa Catarina. A meta é mostrar a maneira como as informações contidas no instrumento podem ser utilizadas no dia-a-dia organizacional. O segundo foco é definir prioridades, demandas para os setores nas regiões. “Queremos saber no que a FIESC precisa trabalhar”, pontua. Gonçalves frisa ainda que já é possível notar resultados táteis da utilização do observatório. Um dos principais é a conscientização da importância da tecnologia como instrumento de tomada de decisões.
Presente no evento, Nelson Nitz, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (SINDUSCON) de Balneário Camboriú, aprova os benefícios que podem gerar a utilização do OIC e complementa que é uma maneira de saber como pode ser o futuro do setor. “Com esses números podemos ter uma ideia de onde e como investir, com esse apanhado de informações que está aí”, conclui.

Sobre o Observatório da Indústria Catarinense

O Observatório da Indústria Catarinense é uma área da FIESC voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do estado.
Responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial no estado de Santa Catarina, o Observatório analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos e fornece informações para a tomada de decisões, tanto na esfera estadual quanto regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário