quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ave símbolo de Balneário Camboriú será conhecida nesta quinta, dia 13

Organizadores do concurso percorreram escolas do município falando sobre o projeto Aves Catarinenses e orientando sobre a votação.

Tudo começou com o sonho de mostrar para as pessoas, todas as espécies de aves existentes em Santa Catarina. Parte do sonho se transformou em realidade quando o biólogo Cristiano Voitina, que mora em Balneário Camboriú, lançou no ano passado o livro: Aves Catarinenses. Foram oito anos de pesquisa, em mais de 70% dos municípios do Estado que resultaram em 570 espécies catalogadas, das mais comuns às mais raras.

Cristiano continuou observando mais atentamente a cidade onde mora e se encantou ainda mais pela variedade da fauna balneocamboriuense. A partir daí, surgiu a ideia de sugerir que o município tivesse uma Ave Símbolo, assim como outras cidades e outros países.

“É muito importante criar uma identidade a mais para a cidade, além do que aproxima mais as pessoas dos outros seres vivos que habitam o nosso município. Sem contar que a ave escolhida fará parte da nossa cultura, que é tão rica”, destaca o biólogo.

Foram dois meses de votação pela internet e a população tinha opção de escolher uma, entre seis aves que vivem na região. A intenção foi escolher uma espécie que tivesse alguma peculiaridade com a cidade e que não fosse apenas bonita, mas também fácil de ser avistada pelos moradores.

“Entre as opções para escolher estava a gaivota, que é um pássaro de beira de praia, bastante comum em Balneário; a garça-branca- pequena que é uma boa pescadora e fácil de encontrá-la no Rio Camboriú e como a cidade tem sua origem na pesca, essa é uma boa representante; o Sabiá-branco, facilmente encontrado dentro da cidade na primavera e podemos ouvir sempre o seu canto; a Cambacica, também é muito comum, basta colocar um bebedouro e ela aparece; o beija-flor-tesoura que também é fácil encontrar na cidade, sem contar que  suas cores azul e verde encantam e lembram o azul do mar e o verde nossas matas ; e a  Saíra-bico-fino, cujo macho é azul e a fêmea é verde, representando as matas da encosta e o nosso céu e o mar azul”, explica Cristiano.

A ave vencedora será ainda estampada em camisetas produzidas pela marca Santacosta. Serão confeccionadas 100 peças e metade delas será doada para o projeto “Aves Catarinenses”, cujos lucros serão revertidos em novas ações de preservação. As demais unidades estarão à venda da loja da marca, na Praia Brava, em Itajaí. “Para a marca Santacosta apoiar este tipo de projeto é incentivar o que nós acreditamos, na preservação da natureza”, destaca um dos sócios da empresa, Christopher Soner.

O secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, considera a conservação e incremento da biodiversidade fundamental para o desenvolvimento equilibrado de Balneário Camboriú.

"Além de alertar as pessoas para a necessidade de conservar e bem tratar nossa fauna, a divulgação da ave-símbolo da cidade também estimulará o Turismo de Observação de Aves, que possui milhares de praticantes e amantes desta modalidade de turismo e que se deslocam por todo o mundo promovendo um turismo de qualidade”.
A ave símbolo de Balneário Camboriú, será apresentada na próxima quinta-feira, 13, às 20h, no Parque Unipraias.  O projeto Aves Catarinenses tem o apoio da Santacosta, Parque Unipraias e Prefeitura de Balneário Camboriú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário