sexta-feira, 23 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente marca o lançamento do Prêmio Gigantes da Ecologia 2017

Na foto com Gustavo Siqueira, o
presidente de honra do 
Instituto Gigantes da Ecologia 
Felix Theiss
Texto: Liliani Bento
Mais de 120 pessoas, entre autoridades, empresários e outros, dia 05, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, prestigiaram a apresentação de alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Gigantes da Ecologia (IGE).  Na ocasião, foi lançado o Prêmio Gigantes da Ecologia 2017 – 12 Feridas Ambientais do Planeta (ONU – Meio Ambiente). Entre os projetos apresentados constam o canal de TV Gigantes da Ecologia e III Fórum Brasileiro de Jornalistas de Mídia Eletrônica, Turismo e Meio Ambiente, que ocorrerá em setembro. Além disso, foi entregue aos presentes o livreto da série "Gigantes da Ecologia na Comunidade" sobre Áreas de Preservação Permanente (APPO Prêmio Gigantes da Ecologia, ação que inspirou a criação do Instituto, a cada edição tem selecionado temas específicos para o desenvolvimento de ações e práticas de educação ambiental de grande alcance. Na primeira edição foi abordada a preservação das florestas no projeto “Abraçando a Amazônia”, quando foram arrecadadas mais de 30 mil assinaturas para o Manifesto Amazônia para Sempre. Na segunda edição o tema foi “A Água é o Sangue da Terra”, que recebeu destaque na ANA – Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente, pela amplitude do seu teor e por sua vinculação com a educação. O livro, com grande tiragem de exemplares, é acompanhado de um manual prático multidisciplinar voltado para professores.
O lançamento do livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e outorga de prêmios para os casos práticos, com ações voltadas para o Meio Ambiente, selecionados pela comissão técnica do IGE, será durante uma noite festiva, no dia 21 de setembro, com a presença de jornalistas e especialistas no assunto. Posteriormente, os livros e manuais farão parte de amplo projeto de educação ambiental no Estado. O desafio do projeto é de envolver cerca de 100 mil pessoas, entre professores e alunos. A obra também será distribuída para formadores de opinião, bibliotecas e, posteriormente, será lançado na Feira do Livro do Louvre (Paris) e na Biblioteca da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
O IGE abriu o período de inscrições para as empresas que tiverem interesse em inscrever cases de sustentabilidade para constarem no livro. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho pelo e-mail projetos@gigantesdaecologia.org. Uma comissão de técnicos do IGE fará a seleção dos melhores cases a serem publicados. Os cases poderão ser inscritos nas seguintes categorias: sociedade civil, empresas, iniciativas comunitárias, academia, órgãos públicos. O presidente do IGE, Gustavo Siqueira, explica que não há custos para as inscrições e premiações. A contrapartida das empresas e órgãos que participarem será na divulgação de projetos ambientais e aquisição de um número de livros, a combinar, que serão distribuídos gratuitamente à escolas e bibliotecas. 
PROJETOS
TV
A TV Gigantes da Ecologia é um canal com informação sustentável e notícias sobre sustentabilidade e preservação. Será veiculada no Youtube, redes sociais, além de emissoras locais. São programetes com entrevistas curtas, cerca de 3 minutos, sobre temas que fazem parte do Meio Ambiente.  
Fórum de Jornalistas
O IGE também está coordenando a realização do Fórum Internacional de Jornalistas de Turismo, Mídia Eletrônica e Sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de setembro, nas cidades de Blumenau e Pomerode, com a presença de jornalistas especialistas no tema e personalidades de renome nacional. Muitos participantes do Prêmio Gigantes da Ecologia estarão presentes também no fórum.
Áreas de Preservação Permanente
Como parte de suas ações de responsabilidade socioambientais, o IGE acaba de lançar o projeto Gigantes da Ecologia na Comunidade. Serão cinco livretos que abordarão conteúdos variados sobre o Meio Ambiente e sustentabilidade. O primeiro, realizado com o apoio técnico da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e da FURB (Universidade Regional de Blumenau), versa sobre um dos mais preocupantes problemas ambientais do Brasil – Áreas de Preservação Permanente (APP) e a prevenção de desastres ambientais através da responsabilidade de cada cidadão. Além da versão digital, o livreto, com a tiragem de 8 mil exemplares, é utilizado como material de apoio para diversas entidades e órgãos ambientais. A maior quantidade foi destinada a Defesa Civil de Blumenau e será utilizado em todas as ações até o final do ano.
Missão Nova Iorque e horta modelo orgânica
Em março deste ano voluntários do IGE e convidados estiveram em missão em Nova Iorque para conhecer cases de sustentabilidade. Além de agenda na ONU (Organização das Ações Unidas), a comitiva teve a oportunidade de ter acesso a uma série de projetos de gestão socioambiental eficaz que serão apresentados também.  Ainda no mesmo evento e com expertise da Missão em Nova Iorque, o IGE vai anunciar a doação da 1ª Horta Orgânica Modelo para a Comunidade Nova Esperança. O espaço será anexo a EEB Hermann Hamann e servirá de modelo para o Estado de Santa Catarina.
Instituto
O Instituto Gigantes da Ecologia (IGE) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem por objetivo desenvolver projetos para sensibilizar as pessoas com relação às suas responsabilidades individuais e coletivas, no que tange às questões ambientais. As metas do IGE para 2017 são ambiciosas, contemplando ações junto às escolas, associações de moradores, empresas e entidades, com o intuito de pavimentar um amanhã seguro para o planeta. Com isso, conta com o apoio de parceiros que ajudam no desenvolvimento dos projetos.
Link Livreto APP:
Link EcoJornal Gigantes da Ecologia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário