quarta-feira, 1 de março de 2017

Festival Folias de Carnaval resgata cultura carnavalesca em Balneário Camboriú

O Festival Folias de Carnaval - que terminou na noite de terça-feira, dia 28 de fevereiro, em Balneário Camboriú - levou milhares de pessoas à Praça Almirante Tamandaré e contribuiu para preservar a história e a cultura  carnavalesca do município. A última noite do festival contou com as apresentações de  Ricardo Pauletti Trio & Lenildo Gomes, além de Louise Lucena e Banda no Palco Cultural e, a exemplo do que aconteceu desde a abertura, o que se viu foram milhares de pessoas participando.
De acordo com Cristiane Tavares, diretora geral do Festival Folias de Carnaval, os sete dias de programação foram extremamente positivos e de grande aceitação publica, superando as expectativas. “Através das oficinas, desfiles e atrações do palco cultural, o evento também cumpriu seu papel social, aproveitando a cultura como meio de lazer e aprendizagem”, reforça.
Desde a abertura da programação, o festival buscou promover o resgate da tradição das Folias de Momo e a possibilidade da participação da família nos festejos. “As pessoas que por ali passavam comentavam felizes o que estava acontecendo na praça, desde as oficinas até as atrações do palco, diz. Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, as atividades do festival promoveram um resgate do Carnaval de rua na sua essência e tradição, com apoio da Lei de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal e patrocínio da Skol. “Tudo em um clima festivo, nostálgico, ambiente acolhedor, familiar e de muita harmonia. As pessoas se divertiam felizes e havia um brilho nos olhos dos participantes”, reforça Cristiane.
Os ritmos escolhidos para o palco cultural foram bastante diversificados, passando da suavidade do choro à explosão da fanfarra e percussão, com o objetivo de  agradar a todo o tipo de público que curte música de Carnaval. “Nos dias de hoje há uma carência de cultura e de valores. As pessoas sentem falta dos carnavais de antigamente e essa lacuna foi muito bem preenchida com o festival, que proporcionou uma espécie de baile ao ar livre em frente a uma natureza exuberante”, acrescenta.
O desfile do Bloco das Oficinas, no domingo à noite, mostrou o resultado das aulas práticas e arrancou elogios do público. Por onde desfilou, o Bloco das Oficinas era acompanhado de perto pelas pessoas, que faziam fotos e vídeos no desejo de registrar o momento e compartilhar com amigos, além de expressarem seus comentários positivos sobre a ação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário